Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2008




Dormitório das Garças de Cabo Frio
O vôo seguro rumo à preservação ambiental

A tarde cai em Cabo Frio e podemos vislumbrar uma cena fantástica, inúmeras garças vão para a sua casa dormir, seguras e protegidas por lei! Parece um encontro marcado, a partir das 17 horas, o céu se enche de lindas garças brancas, todas numa mesma direção e rumo a um endereço certo! São cerca de 1.400 delas e mais 39 espécies de aves que fazem um verdadeiro balé no ar e descansam ao final do espetáculo, que é imperdível! O Parque Municipal Ecológico Dormitório das Garças “Walter Bessa Teixeira” foi inaugurado no dia 5 de junho de 2007, data melhor não poderia ser, pois se trata do Dia Mundial do Meio Ambiente!
Quem chega é levado ao interior do manguezal, por um extenso deck de madeira, situado a cima da maior laguna hiper-salina do planeta. Um caminho que é marcado por inúmeras placas; lembretes de que devemos preservar o meio ambiente! Durante o passeio, podemos vislumbrar um observatório, local onde se pode ver a chegada e a partida das aves. Dali a vista é deslumbrante; a imensidão do manguezal e as aves que cruzam o ar em busca de seu descanso. O Parque possui também um pórtico, uma sala de administração, dois banheiros com acessibilidade para deficientes físicos e estacionamento.
Novos tempos em que todos devem ter em mente a importância de valorizarmos o nosso ecossistema. Devido a isso, desde 2005, a Prefeitura de Cabo Frio investe no plantio de 34 mil mudas, além da planta mangue-negro, que ajuda na retenção da poluição de superfície do canal, com o movimento das marés. O resultado do replantio já é notado em diversos pontos do manguezal. Alem disso, as idéias de preservação podem ser esclarecidas e difundidas, uma vez que, a unidade conta com um auditório com capacidade para 40 pessoas. Inúmeras palestras de preservacionistas são ministradas e, inclusive, a alunos da rede municipal de ensino. Mostrando que a educação é o ponto forte, para que possamos criar um futuro mais compromissado com o meio ambiente!
Um livro em comemoração a um ano do parque foi lançado pelos biólogos José Henrique, Diego dos Santos Moura e Maria Aparecida Marinho. “DO SONHO À REALIDADE”, relata a trajetória do manguezal, desde a sua destruição até a sua recuperação, além de retratar toda a fauna e flora do local. O livro será distribuído para todas as bibliotecas da rede municipal de ensino. Uma iniciativa da Prefeitura e de pessoas que se sentem parte do meio ambiente e que podem transmitir a tantas outras a importância de se sentir inserida a natureza, de fato!

A consciência deve partir de todos, é uma questão cultural! Mais projetos de preservação devem ser construídos e divulgados, para que possamos garantir um mundo de harmonia e vida para as próximas gerações.
Desde a inauguração, o Dormitório das Garças já recebeu 3.480 visitantes, entre alunos, cidadãos e turistas, o que revela que o ser humano está mais preocupado com a manutenção da vida no planeta. Portanto, vale a pena uma visita a este parque que, nos proporciona um contato direto com a natureza, além de nos alertar para a necessidade de uma visão mais cuidadosa com o futuro do nosso planeta! A entrada é gratuita! É só chegar e se encantar com o belo e com esta bela iniciativa; um convite imperdível, um encontro com a simplicidade e um momento de reflexão.

Mais informações sobre o Parque Municipal Ecológico Dormitório das Garças podem ser obtidas através do telefone da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente: 2645-3131
Michele Rangel