Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Leitor


Belo filme com uma excelente fotografia, belo roteiro. O Leitor não é apenas um filme com a temática nazista. Fala de amor, de um amor que sobrevive ao tempo, às angústias existenciais de cada um... resiste as diferenças. Vale a pena assistir.Kate Winslet simplesmente maravilhosa, mereceu o Oscar de melhor atriz por sua Hanna, dura, fria, misteriosa.

bjs
Kátia

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A minha busca por 'um lugar ao sol'neste mundo tão competitivo, como o área da comunicação, está me empenhando na busca de respostas ao desemprego. Crise?? Sim, é a palavra que mais escuto a cada nova entrevista. Contudo, neste caminho tenho me deparado com textos interessantes, que levantam aspectos que sempre questionei e devido a isso, postarei a seguir um deles.

O que me chamou a atenção foi o fato de existir um atrelamento do lado humano a lógica de mercado; isto me encheu de esperanças! A cada recomeço me sentia oprimida com este ambiente competitivo, que parece te resumir a nada, quando você sabe de todo o seu esforço para chegar até ali. Uma mistura de revolta com tristeza pairava em mim quando me deparava com pessoas que estariam no mercado de trabalho por motivos duvidosos.

Contudo, este artigo me renovou. Espero que o olhar do mercado tenha, de fato, se direcionado para um viés mais humano, onde as relações possam ter uma importância equiparada à capacitação profissional do indivíduo. São tantos anos de estudo, de trabalho, horas sem dormir, cursos - a bagagem que capacita o profissional, sem dúvida. Mas, muitas vezes são outros os valores que são levados em conta e, principalmente, o fator humano é colocado em segundo plano.

Estou feliz com este novo rumo do mercado e, assim, acredito que em breve conseguirei o que almejo.
Michele Rangel

Segue o texto:



Relação humana é a raiz do sucesso profissional

Estudos científicos atribuem à habilidade de se relacionar com os outros – de 85% a 99% – a causa de êxito na profissão, nos negócios e na felicidade pessoal. Importante e realista indicação para se experimentar sucesso ensina que devemos aprender o máximo sobre a natureza humana como ela, é e não como gostaríamos que fosse. O setor de orientação vocacional da Universidade de Harvard, em estudo de milhares de casos visando a descobrir os motivos de demissões, fez comprovação eloqüente: duas a cada três pessoas haviam sido dispensadas por dificuldades em relacionamentos com outras pessoas.

Para quem sempre acreditou no domínio técnico, na inteligência racional e na aptidão de trabalho como motivos determinantes da carreira profissional bem sucedida, o levantamento feito pelo Carneggie Institute of Technology, em 10.000 casos, provoca surpresa. A influência destes fatores ficou restrita aos 15%. As principais causas (85%) se devem a fatores comportamentais, explícitos ou velados no âmbito das relações humanas.

Para saber se havia um denominador comum nos homens e mulheres que alcançaram o sucesso, a revista Your Life ouviu milhares de pessoas. A descoberta apontou a expressividade, ou habilidade de usar as palavras, no contexto "fala-escrita-gesto" – a mais importante forma de comunicação humana – como característica comum entre eles.

LEIS IMPLÍCITAS

Ao tentar compreender esse fenômeno, percebi a existência de leis implícitas que regem as relações humanas, assim como as que governam a Cosmologia. São tão simples e óbvias e por isso pouco percebidas habitualmente, como o oxigênio que respiramos. Vejamos, de modo sucinto, alguns exemplos de três leis implícitas:

Ouvir é mais importante do que falar
Quem ouve com atenção compreende o que está sendo dito e pode responder com propriedade, elegância e segurança. Ganha pontos positivos.

O processo do diálogo é mais importante que seu resultado
O objetivo de uma conversa será alcançado se a sua própria fluência abrir o caminho em sua direção. Tentar inverter esta ordem impõe riscos desnecessários.

Um contato existe quando se estabelece o nós
A relação humana bem sucedida requer que o "eu" e o "tu" sejam transcendidos para formar nós. Somente a partir deste terceiro comum é que a verdadeira relação se estabelece. É nesse ponto que se fecham bons negócios, se consegue emprego almejado e o "sim" da namorada para o casamento.

Um amigo me advertira que quando uma pessoa viaja para a Europa pode ter duas impressões visuais da arquitetura local: achar que as cidades são velhas ou antigas. A diferença entre um olhar e outro define a qualidade da observação. Conhecer as leis implícitas na arte das relações humanas faz a diferença ante a possibilidade de sucesso no mundo profissional, na realização de negócios, na vida pessoal. Elas podem inspirar o bom humor, assim como despertar para a interessante aventura de compreendê-las e aplicá-las com talento inovador no dia-a-dia.

* Carlos Rossini é jornalista, sociólogo e consultor de inovação em relações humanas.

Michele Rangel

--------------------------------------------------------------------------------