Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pedagogia do Amor

De volta ao blog, gostaria de dividir a leitura que realizei esta semana. Após o término de minha pós em docência, tenho me interessado por livros de pedagogia, contudo, o que apresento tem um 'gostinho' especial....O autor foi meu professor nas aulas e é um ser que tem muito a acrescentar a todas as pessoas de todas as áreas...


O autor Nilson Guedes em sua obra alerta para a relevância de se ver o homem em sua natureza de ser humano com capacidade de amar. Uma vez que a escola se insere em uma sociedade estruturada na segregação, onde se percebe um individualismo exacerbado, a exclusão na escola é fruto da arrogância do homem; do uso da razão sobre a emoção. A época atual é da estimulação da competição, onde se visa o ensino para o aumento da empregabilidade; onde o mercado dita as regras. Assim, troca-se educação por treinamento. Ressalta-se que o problema da escola passa a ser um problema de todos e que o educador deve, desta forma, desenvolver um olhar plural. Apresentando pensamentos de autores compromissados com a educação, o autor esclarece ainda algumas tendências pedagógicas no Brasil, que mostra a trajetória da crise educacional. O livro oferece um caminho ao educador pautado na alteridade, em se construir um paradigma holístico e até ecológico. Para o êxito da educação, frisa-se a necessidade de que o homem jamais perca de vista o processo (o devir). Para tanto, ele deve se conhecer melhor para ensinar e aprender com os outros, com a diversidade. Por fim, a verdadeira relação do professor-aluno é o caminho da troca, do amor; onde a educação se faz pelo respeito, diálogo e a compreensão do outro.



Palavras-Chave: Educação; Amor; Escola; Diálogo, Alteridade.





Fonte: FREITAS, Nilson Guedes. Pedagogia do amor: caminho da libertação na relação professor-aluno. Rio de Janeiro: WAK, 2008.

Michele Rangel