Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

CSI: Insetos ajudando a resolver crimes



Quando as pessoas ouvem as iniciais CSI, eles pensam em um programa de TV, onde os policiais utilizam técnicas e equipamentos sofisticados para a elucidação de crime. Você sabia que os insetos podem ajudar a solucionar crimes, apontando a hora e o local da morte? Eles também podem ajudar a determinar se houve abuso e até mesmo sobre as circunstâncias dos acidentes automobilísticos. Conheça a nova brigada de combatentes do crime: os insetos.

A
entomologia forense já existe há séculos, no entanto, só na última década ganhou ampla aplicação para as investigações criminais. O uso de insetos em casos de assassinato e outros crimes se torna bastante significativo.
Na verdade, os insetos proporcionam um nível de objetividade para uma investigação que não deve ser menosprezada. Muitas vezes, a entomologia é mais precisa do que os patologistas e médicos legistas podem fazer sozinho, porque eles devem fazer apenas aproximações de decomposição visual. Especialistas concordam que os insetos são as únicas maneiras inteiramente objetivas de determinar o momento da morte, muitas vezes dentro de um intervalo de duas horas. Sabendo que a informação pode levar a quem poderia ter cometido o crime.

Os insetos são geralmente os primeiros a chegar à cena de um crime de homicídio - por vezes tão cedo, minutos após a morte de uma pessoa. Em 30 minutos, os insetos começam a pôr seus ovos. O crescimento e a reprodução dos insetos de sangue frio se correlacionam com as temperaturas em seus arredores. Ao observar o estágio de desenvolvimento do inseto e as temperaturas a condizer com a estação meteorológica mais próxima do local do crime, entomologistas forenses podem muito perto estimar o tempo de morte. A precisão do entomologista forense é muito importante, uma diferença de até três graus de temperatura poderia causar uma variação de três ou quatro dias.