Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

O samba se despede da elegância de Walter Alfaiate










O nome do sambista vem de um outro ofício de Walter, a alfaiataria. Enveredou-se pelo mundo do samba através dos blocos de Botafogo, bairro de seu nascimento. O encontro com ilustres sambistas como Mauro “Bolacha” Duarte em 1947 fez com que Walter conhecesse cada vez mais os compositores do bairro. Nos anos 60 participou de rodas de samba no Teatro Opinião e formou grupos como “Reais do samba” e o “Samba Fofo”.

Tornou-se conhecido quando Paulinho da Viola gravou: “Coração oprimido”, “A.M.O.R. Amor”e “ Cuidado teu orgulho te mata”. Seu ingresso na Portela veio de um convite de Mauro Duarte. Cabe ressaltar que assim como Cartola o seu reconhecimento veio tarde, aos 68 anos. A gravação de “Olha aí” de produção de Marco Aurélio e Aldir Blanc foi um sucesso, como também o “Samba na medida”, que relembrava os compositores de Botafogo. No entanto, o projeto em que mais encantou o sambista foi o tributo realizado a seu grande parceiro Mauro Duarte.

Nesta última sexta-feira, o Clube Democráticos, na Lapa, foi palco de uma grande homenagem ao compositor, que deixará saudades ao mundo do samba.

Fonte: Jornal O Globo.

Nenhum comentário: