Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Transformação das Gueixas



O Jornalista Gilberto Scofield Jr, correspondente do Jornal O Globo, em Pequim, escreveu um livro sobre o olhar de um estrangeiro à China. “Um Brasileiro na China” relata as impressões deste jornalista e aborda aspectos relacionados ao comportamento, história, cultura, economia entre outros. No entanto, um capítulo em especial chamou a minha atenção. Trata-se de uma parte destinada a analisar a beleza chinesa.
Ele relata como os padrões americanos têm transformado mentes e corpos asiáticos através de um padrão de beleza americano que desvirtuar o que antes era considerado bonito na China. Cabe ressaltar, que a transformação de olhos chineses, rasgados, em americanos, arredondados é a campeã das cirurgias plásticas. Seguem a lista a de redução do queixo, lipoaspiração e aumento dos seis, através do silicone.
Devido as transformações vividas devido à abertura dos mercados na China, as chinesas de hoje consideram que a beleza é fundamental para angariar emprego. As gueixas precisam ter suas peles bem claras, quanto mais brancas conseguirem permanecer, mais bonitas serão.  Trata-se de uma tradição que ainda não foi de todo derrubada e é onde lucra a indústria de cosméticos. Mas a influência americana já é percebida de forma tão voraz que, um salão especializado em bronzeamento artificial em Xangai, causou burburinho e teve bastante sucesso. A pele de porcelana das gueixas, sinônimo de feminilidade na China pode um dia ser trocada pelo bronze das ocidentais. O estilo ‘Barbie’ ultrapassa as fronteiras de todo mundo. Será que também na China não estaria ocorrendo uma mudança nos costumes?




Um comentário:

Anônimo disse...

Gueixas são do japão e não da china.