Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Aruanda

Trecho retirado do site do Grupo Aruanda de Danças Folclóricas. Estaremos nos aprofundando nas pesquisas nos próximos posts, mas através do texto abaixo podemos ter uma idéia da beleza das nossas danças, festas e manifestações culturais e da diversidade e complexidade de nossa cultura.
Abraços,
Kátia Barros


DANÇAS BRASILEIRAS


As manifestações populares tradicionais, representadas através das danças e músicas folclóricas, são mantidas pela tradição e transformadas pela dinâmica cultural. Através de sua pluralidade cultural representam a fé, a religião, a vida cotidiana, as diferenças étnicas, a relação do sagrado-profano e acima de tudo, a identidade cultural do povo no qual está inserida.
No Brasil, a diversidade cultural extrapola fronteiras geográficas, desta forma uma mesma manifestação pode ser encontrada em diversas regiões brasileiras, (ex.: a Festa do Boi; a dança lundu; a devoção de São Gonçalo; os grupos de Congado; a dança Cana Verde; a Cavalhada entre várias outras) porém, podem ser representadas em diferentes épocas do ano com variações locais quanto as suas expressões coreográficas, rítmicas e funcionalidade; ou seja, as razões culturais que contribuíram para que se tornassem tradicionais e ainda praticadas pela comunidade em questão.
Fonte: Site do Grupo Aruanda de Dança, excelente por sinal.

Nenhum comentário: