Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2007

A escada da fama de Jorge Selarón


O artista plástico chileno Jorge Selarón faz história no centro do Rio. O pintor auto didata já vive há quinze anos no bairro da Lapa onde conquista moradores, turistas e curiosos com a originalidade de seu trabalho.
Selarón revestiu a escadaria para o convento de Santa Teresa, na Rua Joaquim da Silva, um dos acessos da Lapa para o bairro de Santa Teresa. A escada possui duzentos e quinze degraus com dezesete lances. Cada degrau foi feito cuidadosamente para formar um mosaico de cerâmica nas cores verde, azul e amarelo - uma homenagem que ele diz fazer ao povo brasileiro.
A escadaria começou a ser feita em 1990 e ainda não terminou. Essa é segundo Selarón uma "obra mutante"- "Sempre que consigo azulejos antigos mais bonitos e sofisticados troco para que o visual da escada fique em constante mudança".
Os azulejos são encomendados da França, Alemanha, Holanda, Russia, Itália, Marrocos e mais de outros diversos países. A intenção é de que a escada se assemelhe a um "mosaico bizantino" mesclando assim, pouco da cultura do ocidente e do oriente, num pano de fundo bem brasileiro.
Selarón revelou que a idéia de revestir a escada surgiu ao terminar no pé desta um jardim de banheiras também realizada com azulejos. Além destas obras, o artista possui quadros espalhados por quase todos os restaurantes da redondeza.
A escadaria se transformou em ponto atrativo na Lapa. Existem guias turísticos que já a incluiram no seu roteiro. Como a guia turística de 29 anos, Cristina Castello Branco, que leva constantemente grupos para visitarem a escada. Ela revela que a obra disperta curiosidade dos estrangeiros que não só encontram alguma marca de seu país de origem como conhecem um pouco dos outros e se sentem respeitados . Além do mais, o artista está quase sempre por perto mostrando com orgulho suas mais recentes modificações.
Há mais de trinta anos fora de seu país, já pintou mais de quinze mil quadros em mais de cento e cinquenta exposições individuais. Saindo de Valparaíso, no Chile, ele esteve em mais de trinta países num compromisso pessoal de espalhar cultura e arte.
Sua pintura se caracteriza pelo uso expressivo dos tons marrom, preto e vermelho com tracos fortes e bem definidos. E existe uma personagem misteriosa que desde 1977 passou a integrar seus quadros. Trata-se de uma mulata grávida, mas o motivo de sua presença constante o artista não revela, apenas diz ser algo relacionado a seu passado.
Ultimamente Jorge Selarón começou a revestir painéis atrás dos Arcos da Lapa, espalhando sua marca pelo bairro. Em geral os moradores apreciam seu trabalho, pois valoriza a atrai turistas para a região. Por outro lado, há quem já considere que ele vêm exagerando na dose. Como o produtor André teixeira, que acredita que a escada contribui positivamente e leva arte para o bairro, mas que esse mesmo trabalho está repetitivo e que os últimos painéis já não são mais tão originais.
De qualquer forma, o artista é conhecido pelos meninos de rua, donos de restaurantes e butiquins, músicos da região, guias turísticos, entre outros. Possui um jeito simples, grande carisma, vive a boemia da Lapa e contrói a cada dia sua história nesse lugar. De acordo com Selarón, o Rio de janeiro e principalmente a Lapa são sua verdadeira casa e seus vizinhos formam a sua família brasileira.
Jorge selarón já viveu dois anos e meio na Europa, dois anos na cidade do México, um em Nova Iorque , mais um ano na Índia e sete anos no Panamá , mas elegeu o Brasil como seu porto seguro. O artista mora em uma casa simples em Santa Teresa, casou-se com uma brasileira e não pretende sair mais do Rio.
Sua história se confunde com a história da Lapa. E ele pretende continuar seu trabalho homenagiando o bairro e o povo do país como um todo. O artista plástico faz uma campanha onde pede para quem tiver azulejos interessantes e raros que o procurem. Dessa forma, ele pretende mudar sempre a cara do bairro através de sua arte, em constante mutação. O seu atelier fica na Escadaria do convento, 24. Vale a pena uma visita.
Michele Rangel





Um comentário:

Anônimo disse...

só esuqceram de falar que é um sr completamente louco, se vc for lá e ele estiver por perto tome cuidado pois vai lhe oferecer varias coisas e alguns passeios pelas suas obras e se vc não quiser comprar tenho pena de vc!!!!