Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2007

Toca de Assis, Amor incondicional


Fazer o bem não importe a quem
Toca de Assis é exemplo de caridade e vida pelas ruas do bairro


Quando falamos em ajudar os pobres, necessitados e fazer caridade a maior parte do tempo postergamos : O dia que eu tiver um tempo eu ajudo! Embora passe sempre na mente de um ou outro fazê-la, a vida por ganhos materiais, por ter sempre mais leva estes planos para o futuro.É como se pudéssemos deixar este assunto para um outro momento. Contudo, existem àqueles que pensam e fazem aqui e agora pelo outro. Um exemplo disto está bem perto de sua casa. Fundada pelo Padre Roberto os “Filhos da pobreza do santíssimo sacramento”, popularmente conhecida como a “Toca de Assis” presta assistência aos moradores de rua.
A Toca tem uma “espiritualidade franciscana”, isso significa dizer que, não chega a ser uma ordem franciscana, mas que vive das mesmas diretrizes, sendo mais uma ligação de amor. Na entidade não existem padres, se chega no máximo a frei ou freira e eles usam o hábito franciscano, o corte de cabelo e seguem aos três votos: pobreza, celibato e obediência, baseados em dois fundamentos; A adoração a Jesus e a ajuda aos pobres.
São cerca de 115 casas em todo país com 2.800 membros e cada estabelecimento possui um trabalho específico. Existem as casas que realizam o recolhimento dos moradores de rua e eles residem no local, (para tanto se separam as casas femininas e masculinas), as que cuidam de pessoas mais idosas e aquelas que realizam um trabalho de campo - indo as ruas oferecer ajuda.
Alan Ferreira, hoje frei Luiz Maria do Rosário, de 23 anos, desde os 17 resolveu se doar a Jesus. Inicialmente participou de encontros de jovens em igrejas, foi seminarista em Resende e por fim, descobriu em Osasco a Toca de Assis. O que chamou sua atenção foi à simplicidade com que viviam e sua completa doação, sendo assim, deixou o seminário e resolveu seguir nesta direção:

- Acordamos às 5h da manhã, lemos o terço e também temos três horas do dia voltadas a oração e meditação. Ajudamos aos pobres pois somos religiosos e seguimos os ensinamentos de Jesus de ajudar o próximo, pois o “próximo” é todo aquele que está caído, ferido e abandonado, declara.

Hoje ele integra a Casa Fraterna dos Bons Samaritanos, junto a mais seis jovens, onde oferecem café da manhã, dão almoço, fazem a barba, dão banho, cuidam das feridas e também vão às ruas realizando um trabalho de campo, com aqueles que por algum motivo não podem chegar na casa. A maioria do trajeto eles realizam a pé, contudo, receberam um trailer bem equipado - que permite que eles dêem banho e corte de cabelo, além da distribuição de comida - usado somente quando necessitam percorrer distâncias mais longas.
A casa vive de doações, tudo que é recebido é dividido entre eles e os irmãos de rua. Vale a pena uma visita para conhecer este nobre trabalho. A Casa Fraterna Bom Samaritano fica à Avenida Paulo de Frontin, 378, Rio Comprido. Tel: 2292-6555.

Nenhum comentário: