Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2007

Festas Juninas

A origem das festas juninas

De herança Portuguesa, acrescida de costumes franceses, acredita-se que estas festas têm origens no século XII, na região da França, com a celebração dos solstícios de verão (dia mais longo do ano, 22 ou 23 de junho), vésperas do início das colheitas. O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro - santos que são efusivamente comemorados em todo o Brasil, desde o período colonial.
No nordeste brasileiro, principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal e movimentam mais gente que o nosso famoso Carnaval. Os arraiais em municípios do interior são confraternizações pequenas, mas em outros já se transformaram em megaeventos que fazem moda, chegando a reunir até 1 milhão de turistas ao longo do mês.O circuito junino do Nordeste é hoje uma atração muito procurada e já atrai brasileiros de todas as outras regiões. Caruaru, em Pernambuco e Campina Grande, na Paraíba, disputam o título da melhor festa do país. A primeira é conhecida como "capital do forró" e a outra como "o maior São João do mundo".
Mas não é só por lá que a fogueira queima até o dia raiar, de norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com comidas típicas, danças, quadrilhas e muita animação. Uma festa que vem de longa data e que cada vez mais mostra que suas raízes perduram até os dias de hoje. Portanto, é hora de dançar forró, disputar as quadrilhas e aproveitar muito porque para repetir a dose será necessário aguardar o ano que vem chegar.

Michele Rangel

Nenhum comentário: